

Identificação dos temas que afetam determinada atividade
As estratégias de relacionamento que são o ponto central da atividade passam pela identificação dos temas em discussão no poder público e como estas discussões influenciam as atividades de determinado grupo social. Ou seja, antes de mais nada, o trabalho de relações governamentais começa pela identificação de quais são as discussões acontecendo dentro dos governos que podem afetar a atividade da pessoa ou grupo que pretende interagir com o setor público. Esta identificação se dá por meio do monitoramento legislativo, além do acompanhamento dos atos do poder executivo, indicando, por exemplo, quais os parâmetros históricos daquele governo na formação de determinadas políticas públicas.
Análise jurídica destas propostas de modificação legislativa
Feita esta identificação, determina-se como estas discussões afetam determinada atividade e se elas são constitucionalmente adequadas, se elas possuem boa técnica legislativa e se estão dentro da competência do ente que está discutindo a questão. Os argumentos e reivindicações veiculados em uma ação de relações governamentais passam pela observação destes mencionados aspectos constitucionais e legais, por este motivo, por muitos anos, a prática de lobbying nos Estados Unidos ficou a cargo dos escritórios de advocacia, pois os advogados possuem facilidade na leitura destes aspectos jurídicos da atuação governamental.
Elaboração de estudos e posicionamentos
Após este primeiro diagnóstico, passa-se então a analisar quais os prós e contras econômicos e sociais daquela regulação e então, elaboram-se estudos e posicionamentos de como aquela pessoa ou grupo entende que a regulação é positiva ou não para a vida em sociedade e a partir disso definem-se as estratégias de atuação.
Mapeamento de stakeholders
Após os passos acima, é necessário identificar quem são os atores envolvidos no processo, as autoridades e influenciadores que rondam a questão, quem são as pessoas favoráveis ou contrárias ao entendimento que se está a defender e como estas pessoas se posicionam hoje ou como se posicionaram no passado.
A interlocução com autoridades e influenciadores
A partir destes parâmetros acima, inicia-se o trabalho de interlocução com os atores envolvidos na tomada de decisão, levando os argumentos, estudos e análises para as autoridades e demais pessoas que possam influenciar a tomada de decisão.
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