

M&A – INTERMEDIAÇÃO E ASSESSORIA EM COMPRA E VENDA DE EMPRESAS. M&A é a sigla em inglês para Mergers and Acquisitions, traduzindo para o português: fusões e aquisições. Muitos empreendedores caem no erro de pensar que M&A é algo apenas para grandes empresas, cujas transações em geral envolvem centenas de milhões de dólares.
Ao contrário do que muitos pensam, uma transação de M&A não é algo restrito ao mundo das grandes empresas. Este pode ser um caminho interessante para o empreendedor que quer crescer.
Como fazer uma empresa crescer? Existe a possibilidade de fazer uma transação de M&A. Com isso, é possível expandir os negócios e o alcance de uma empresa se aproveitando do que outra já faz melhor ou unindo esforços do que as duas já fazem bem.
Por exemplo, a nTime e a Compera, duas empresas pequenas da área de mobile, entenderam que para crescer a melhor estratégia seria unir esforços e fazer uma fusão. Em 2007, elas juntaram as operações pra fundar a Movile, que desde aí, passou a fazer diversos novos processos de M&A e hoje se tornou a maior empresa mobile da América Latina.
Pequenas e médias empresas podem utilizar este recurso para alavancar seus negócios, iniciar a consolidação de mercados e atrair talentos que fazem a diferença para a empresa no médio e longo prazo.
Para dar esse passo, é preciso entender exatamente o mercado em que a sua empresa está inserida e traçar uma estratégia clara (e isso vale tanto para quem quer comprar, quanto para quem quer vender uma empresa).
Há duas alternativas para o M&A: ou a transação ajuda o empreendedor a fazer melhor o que ele já faz, ou traz para a empresa um modelo de negócio que não fazia parte do seu ambiente até aquele momento.
Um dos primeiros passos é saber o valor de sua empresa. O Valuation é o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Mas, mesmo assim, envolve certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor ao definir premissas e selecionar fontes de dados. Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e da lógica embutida nas decisões do empreendedor.
Fonte: https://endeavor.org.br. Publicado em: 25 de setembro, 2015 | Atualizado em: 18 de julho, 2018.
Murilo Gouvêa dos Reis. Advogado empresarial. Especialista em Direito do Trabalho. Mestre em Relações Internacionais. Associado da Stark-Capital. https://www.linkedin.com/company/stark-capital-partners/ e da https://www.poolassessoria.com.br.
#Mergers #Acquisitions #Fusoes #Aquisicoes #gdr #consultoria #empresarial #adminitrativa #compra #empresas #venda