

A oferta de dados transformou e revolucionou áreas de atuação e o mercado profissional. Dados inovaram negócios tradicionais, como vendas, entretenimento, mobilidade urbana e criaram empresas indispensáveis para o dia-a-dia do cidadão do século XXI. Bussiness Inteligence, inteligência artificial, big data, machine learning passaram a compor o repertório de expressões corporativas.
Um bom exemplo desta prática são os modelos preditivos, utilizados para antecipação de tendências decisórias do Congresso Nacional. Dados são reunidos para medir a performance de estratégias de atuação, antecipando quais os melhores argumentos na defesa de um interesse ou de umpropósito no debate político. Com tecnologia, é possível monitorar 24/7 tudo o que acontece no processo legislativo. As aplicações da Ciência de Dados no cotidiano do profissional de RIG são inúmeras.
Se o cientista de dados é uma das profissões mais valorizadas no futuro do mercado profissional, o aprendizado sobre como traduzir dados em estratégias de defesa de interesses é um caminho interessante a ser trilhado para muitos profissionais em RIG(Relações Governamentais e Institucionais). Fonte: https://www.jota.info de Andre Jacomo.
.’.Murilo Gouvêa dos Reis. Advogado Empresarial. Especialista em Direito do Trabalho. Mestre em Relações Internacionais.