

Um aplicativo russo, criado pela empresa Wireless Lab, que vem ganhando espaço no meio dos usuários de aplicativos, para uma brincadeira de mudança de gênero apresenta um perigo silencioso.
Primeiro é bom lembrar que no ano de 2019, esse mesmo App fez sucesso com a função de envelhecer as pessoas, e a ideia do App é sempre coletar os dados da face do usuário, o que preocupa, pois além de ter acesso a câmera o aplicativo tem acesso as mídias, ou seja, há uma desconfiança de o aplicativo estar construindo uma grande base da dados de rostos.
E o que piora ainda mais a situação, é a Politica de Privacidade, determinada pela Wireless Lab, pois a mesma não deixa claro o que os administradores do serviço de fato fazem com os dados fornecidos pelos usuários.
No texto da politica de privacidade a Wireless Lab informa que “usamos ferramentas de análise de terceiros para nos ajudar a medir o tráfego e as tendências de uso do serviço. Estas ferramentas reúnem informação enviada pelo seu dispositivo ou pelo nosso serviço, incluindo as páginas web que visita, add-ons, e outra informação que nos ajude a melhorar o serviço. Reunimos e usamos esta informação analítica juntamente com informação analítica de outros utilizadores, para que não possa ser usada para identificar qualquer utilizador individual em particular”.
Os dados coletados pelo aplicativo vão além dos dados faciais, conforme consta na politica de privacidade, o aplicativo tem acesso inclusive ao histórico de pesquisas na internet, o que pode gerar dados muito valiosos para empresas de tecnologia.
E o que preocupa também, é que não há informação sobre o que será feito com os dados quando o usuário não utilizar mais o aplicativo, ou desinstalar o mesmo do seu celular, ou seja, o usuário aceitou a política de privacidade necessária para a utilização do aplicativo, e pode daqui a pouco ter seus dados utilizados para outros fins.
Importante lembrar que os dados faciais estão sendo coletados de uma forma cada vez mais expressiva, inclusive por outros aplicativos, e principalmente pelas grandes empresas de smartphones, e isso tudo deve servir de alerta, para que as pessoas saibam que não é apenas clicar e aceitar uma politica de privacidades, é importante ler, e saber de fato o que será retido em troca do uso do aplicativo.
#LGPD #ProteçãodeDados #Privacidade #Segurança #Privacy #FaceApp #PoliticadePrivacidade #TermodeUso
Fonte: Olhar Digital (https://olhardigital.com.br/noticia/conheca-os-riscos-que-voce-corre-ao-usar-o-faceapp/88058)